UM DOS SEGREDOS PARA O EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Nutricionista Priscila Cuochinski
01 de Fevereiro de 2021

É difícil conseguir lembrar quanto tempo se leva para ingerir as refeições diariamente, mas devemos lembrar da importância desse momento, pois a boca é a porta de entrada dos alimentos e é nela que o processo de digestão tem início, por isso não basta evitar os doces, frituras, refrigerantes, é preciso comer da maneira correta.

Deste modo, os dentes trituram a comida, deixando a textura adequada para chegar ao estômago e ser completamente digerida.

Como costumo dizer: Seu estômago não tem dentes e se você não mastigar bem, ele não vai mastigar por você!

Mastigar corretamente e mais lentamente os alimentos, favorece não somente a digestão e absorção dos nutrientes, mas também a redução de peso, reduz o apetite e os desejos alimentares, diminuem os gases intestinais, além de apreciar o sabor do alimento.

Se você não mastigar bem, não comer devagar e engolir o alimento mal triturado, é preciso uma quantidade maior de alimentos para que você se sinta saciado, o estômago fica dilatado e assim você come mais e por isso engorda mais. O importante é se policiar e mastigar cerca de 30 vezes o alimento antes de engolir (claro que, por exemplo,alimentos com textura mais mole, como o mamão, com 10 mastigadas já viraram papa na boca).

Quando se come lentamente, come-se menos, o motivo é que mastigar várias vezes e em ritmo lento contribui para que o organismo sinta-se saciado com a ingestão de uma quantidade menor de comida.

Já sobre o consumo de líquidos junto à refeição, o mesmo hábito causa um efeito que interfere na digestão dos alimentos, isso porque dificulta a ação dos ácidos gástricos do estômago, resultando em uma possível indigestão, flatulência ou gases. Portanto, evite beber e comer ao mesmo tempo!

Quando se dedicamos exclusivamente à mastigação, os sabores individuais e únicos passam a ser mais nítidos na língua e a refeição se torna mais prazerosa, tão importante quanto cuidar com o que se come, é a maneira como se come:

  • Reserve tempo para este momento, coma sem pressa;
  • Corte o alimento em porções menores;
  • Mastigue devagar e de forma constante;
  • Mastigue até que o alimento tenha perdido sua textura inicial;
  • Degluta toda a comida da boca antes de partir para outra garfada;
  • Evite ingerir líquidos enquanto estiver mastigando.

E por último deixo uma curiosidade para você: Quanto mais você mastiga, mais você estimula a neurogênese. Então, que tal mastigar mais para formar mais neurônios?

Beijos,

Nutri Pri Cuochinski