VEGETARIANO, VEGANO, E PLANT BASED DIET

Nutricionista Priscila Cuochinski
13 de Janeiro de 2021

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, é considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os tipos de carne, aves e peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos. São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos como ética, saúde, meio-ambiente, família, religião, filosofia, entre outros.

O vegetarianismo inclui o veganismo, que é a prática de não utilizar produtos vindo do reino animal para nenhum fim (alimentar, higiênico, de vestuário etc.) e também o Plant Based Diet, que é uma dieta baseada em vegetais e alimentos integrais na sua forma natural, completa, não refinada e minimamente processada. 

A alimentação vegetariana é constituída de alimentos de origem vegetal, excluindo completa ou parcialmente qualquer alimento de origem animal. A alimentação tem como base PRIORITARIAMENTE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL, como cereais, leguminosas, raízes, legumes, verduras, frutas, cogumelos, sementes e flores. Muita cor, sabor, texturas e nutrientes envolvidos, na sua forma mais natural e de preferência orgânica.

Apesar de ingerir menos proteína animal do que em outros estilos de vida, a população vegetariana não corre risco de desnutrição proteica. Com a elaboração de um cardápio saudável e equilibrado, usando de proteínas provindas de oleaginosas, cereais como quinoa, algas como clorela, tofu, leguminosas, cogumelos, sementes, além das verduras, legumes e frutas para completar o pool de nutrientes, se conquista uma alimentação farta, variada, estimula-se a criatividade e a curiosidade e faz com que muitos resgatem o amor à cozinha e a tudo que esta a nossa volta.

Embora uma dieta vegetariana seja sinônimo de vida saudável, é preciso tomar alguns cuidados, pois a restrição de qualquer alimento obriga que se tenha maior atenção na escolha da combinação dos demais alimentos que farão parte da alimentação. É necessário verificar as possibilidades diferentes de distribuir os grupos alimentares, não havendo uma composição única de cardápio. Exames periódicos são indicados para acompanhar qualquer desequilíbrio no organismo.

As dietas vegetarianas, quando bem planejadas, como todas as outras devem ser, podem ajudar você a alcançar gradativamente benefícios a saúde, incluindo emagrecimento, benefícios cardiovasculares, controle de diabetes, problemas intestinais...

São dietas que eliminam uma grande fonte de gordura saturada, pois a maioria das carnes contém quantidade significativa da mesma. É importante assegurar também que as pessoas que optam por essa alimentação estão adquirindo uma grande variedade de macro e micronutrientes, entre frutas, vegetais, leguminosas, nozes, sementes, cereais, entre outros.

A alimentação vegetariana é cheia de possibilidades, desde que haja orientação por profissional capacitado e criatividade para o preparo dos alimentos. Busque diferentes fontes alimentares vegetais, na sua forma natural e integra e teste várias técnicas diferentes de preparação dos alimentos para conseguir a maior variedade, ganhando força, vitalidade, leveza e defesa (imunidade).

Nutri Pri Cuochinski