3 DICAS DE OURO PARA MINIMIZAR A TPM

Nutricionista Priscila Cuochinski
14 de Fevereiro de 2022

Você tem TPM? Tristeza, irritabilidade, ansiedade, cansaço, insônia, dor de cabeça, inchaço ou dor nas mamas, distensão abdominal, aumento de apetite ou na vontade para doces estão presentes nesses dias?


Esses sintomas podem estar relacionados com desequilíbrio entre estrogênio e progesterona, excesso de prolactina, deficiência das vitaminas E e B6, deficiência de minerais, alterações na atividade de prostaglandinas, endorfina e serotonina. Quanta coisa, né? 


Mas, saiba que a nutrição pode ajudar muito a reduzir os sintomas. 


Para melhorar sono, humor, apetite e vontade de doces, inclua alimentos fontes de triptofano que se transformam em serotonina, sendo alguns deles o grão de bico, banana, aveia, cacau, canela, ovos, chocolate 70% e lentilha ou opte pela infusão de camomila ou melissa.


Para o alívio de dores e cólicas opte pelas gorduras boas, como castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia, peixes e coco ou decocção de gengibre. 


Para retenção de líquidos, inchaço e distensão abdominal consuma 2 litros de água por dia, fracione suas refeições e consuma carboidratos integrais e reduza o consumo de sal, açúcar, farinhas refinadas, cafeína, álcool e industrializados no geral. 


Adicionando esses alimentos e reduzindo o consumo de álcool, cafeína e sal, você passará por essa fase bem e com poucos sintomas.