3 FALSOS SAUDÁVEIS

Nutricionista Priscila Cuochinski
21 de Fevereiro de 2022

Você já ouviu falar dos alimentos ‘’falsos saudáveis’’? A maioria são alimentos processados que vendem a promessa de saudáveis e auxiliam a fazer escolhas saudáveis, na saúde e perda de peso, no entanto, são o contrário da promessa.

3 alimentos que se tornaram opções práticas, mas que fazem parte deste grupo de alimentos falsos saudáveis são as barrinhas de cereais, torradinhas industrializadas e iogurte saborizado.

1- Barrinhas de cereais 

As barrinhas de cereais tem baixo teor de fibras, são ricas em açúcares, adoçantes, aditivos, gordura trans, sódio e algumas com frutose industrializada na composição. Algumas marcas de barra de cereal contém 2 colheres de sopa de açúcar.

E com isso, trazem consequências, como alteração de glicemia sanguínea, processo inflamatório, celulite, dificuldade na perda de peso, risco cardiovascular…

Opte por versões mais saudáveis como com oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas), frutas secas e evite as com açúcar, xarope de glicose, xarope de frutose, maltodextrina e gordura em quantidade excessiva! Ou faça vocês mesmo barrinhas em casa!

2- Torradinhas industrializadas 

As torradinhas industrializadas são compostas por farinhas brancas, açúcar invertido, polidextrose (tipos de açúcar) e a gordura vegetal (gordura trans sabe? Aquela que devemos evitar ao máximo o consumo!!).

Não estou dizendo para nunca mais consumir, mas se você gosta muito, consuma esporadicamente e leia o rótulo antes de levar para casa. Prefira torradinhas com uma lista de ingredientes menor e que contenha farinha de trigo integral.

3- Iogurtes saborizados

Os iogurtes saborizados contém em sua lista de ingredientes uma grande quantidade de açúcares ou seus “primos” (maltodextrina, dextrose, xarope, amido invertido, polidextrose…), conservantes e corantes artificiais.

Um bom iogurte tem apenas 2 ingredientes: leite e fermento lácteo. E uma boa alternativa é saborizar o iogurte natural com frutas. Se quiser mais doce, prefira mel, geleia de fruta ou banana madura e para saciar adicione chia, linhaça ou aveia.


Já parou para pensar que o fato de você não apresentar grandes resultados na sua saúde e emagrecimento, pode ser reflexo dos alimentos errados que você anda ingerindo? A dica é sempre ler o rótulo, observar os ingredientes presentes, lembrando que o primeiro ingrediente é o que tem em maior quantidade no produto.