SUPLEMENTO PRONTO OU MANIPULADO NA GESTAÇÃO?

Nutricionista Priscila Cuochinski
10 de Outubro de 2022

Suplementação precisa ser individualizada!


Saiba os motivos:

➡️A maioria dos suplementos prontos não tem a quantidade adequada de nutrientes necessária para a gestação.

Cada gestante tem uma necessidade e precisa ser avaliada de acordo com exames de sangue e como está a alimentação dela.


➡️A forma que o nutriente é adicionado no suplemento faz muita diferença. Existem algumas formas que não são bem absorvidas e nem bioativas no corpo. Exemplo: Ferro, ele é fundamental na gestação e a forma mais disponível ou ativa para ter uma boa absorção é quelada ou polimaltosada.


➡️Queda brusca de alguns nutrientes na gestação. Nesse período o corpo da mulher esta desenvolvendo um ser e necessita de um aporte excelente de nutrientes, como é o caso da vitamina B12. Na maioria dos suplementos prontos, as doses de B12 são baixas, não fazendo diferença e com a prescrição de suplementação manipulada, conseguimos atingir quantidades que possam ser mais eficientes.


➡️Suplementos prontos podem ter mais corantes e demais aditivos. Com a suplementação manipulada, podemos ter mais controle, especialmente se a mulher tem alguma alergia ou intolerância.

Mas, ATENÇÃO: Existem bons suplementos prontos! Como o caso dos suplementos de ômega 3 (sempre com selo IFOS) e probióticos prontos.


➡️Risco gestacional como diabetes ou pré-eclampsia, necessitam de cuidados diferenciados e consequentemente, em muitos casos, suplementações específicas para auxiliar a reduzir o risco.


Sempre consulte o seu nutricionista para que as suplementações sejam seguras e eficazes para uma gestação saudável! ????


Conte comigo para te ajudar nessa fase tão linda e de desafios!